Dica – O que podemos comer para não prejudicar a dieta no inverno?

Todos nós sabemos que o inverno aumenta o apetite. Isso ocorre em virtude da termogênese (mecanismo do nosso corpo que gera calor após ingestão de certos alimentos e mantém o corpo aquecido).

É natural no inverno deixarmos de lado saladas e comidas leves para dar preferência aos alimentos quentes, calóricos e energéticos, típicos da estação. É aí que podemos colocar a perder a reeducação alimentar e ter que começar tudo de novo, porém quando isso ocorrer será tarde demais para corrermos atrás do prejuízo e entrarmos em forma novamente para o verão.

Então não vamos deixar que isso ocorra não é mesmo?

Vou passar a vocês algumas dicas de alimentação para emagrecer no inverno ou pelo menos manter o peso sem prejuizos.

As sopas devem fazer parte do cardápio, pois caem muito bem nesta época de friozinho. Mas escolham as menos calóricas como por exemplo a de legumes e verduras sem adição de creme de leite, farinha, parmesão, e prefira os caldos no lugar dos cremes. Arroz, macarrão ou pão as sopas deverão ser adicionados com moderação para não acrescentarem calorias em excesso.

Invente novos sabores, adicionando verduras folhosas como couve, escarola, espinafre e repolho. Prefira abóbora riquíssima em antioxidantes à batata. Leite desnatado à integral. Elimine linguiças e bacon das preparações.
Já que falamos no prato principal vamos agora para os lanches e sobremesas:

Preparar o chocolate quente com achocolatado diet, leite em pó desnatado, canela em pó e em pau o deixa tão saboroso quanto o tradicional e muito menos calórico é claro. A infinita lista de deliciosos chás ajuda a poupar calorias e nos esquentam nesses dias frios acompanhados a biscoitinhos com cereais ou pão integral de castanhas com geleia diet (que suprem nossa vontade de doce). Você pode incrementar o chá adicionando em seu preparo: leite desnatado, cacau em pó e mel.

Para o preparo do deliciosos fondue de queijo, diminua a gordura e aumente o teor de fibras, substituindo os tradicionais queijos por requeijão light, o tradicional pão italiano por pães integrais e vegetais como cenoura, tomate, abobrinha, pepino, couve-flor e brócolis.

No de carne (frango ou camarão) grelhe em frigideira antes de levar à mesa para utilizar e consumir menos óleo. Substitua os molhos a base de maionese e óleo por azeite de oliva ou iogurte desnatado batido com mostarda, ervas e especiarias, molho inglês ou molho de soja light.

Para não prejudicar sua silhueta no inverno, no preparo do fondue de chocolate, utilize o creme de leite light preparado em casa (150 ml de leite desnatado,1 colher de sopa de leite em pó desnatado e 300 g de ricota, tudo bem liquidificado, essa receita substitui o creme de leite em receitas doces e salgadas e não tem gordura) e para cada barra de chocolate ao leite, utilize duas de amargo, do meio amargo ou das versões 70% ou 82% cacau (já nas prateleiras). Além de delicioso, a receita ficará mais leve, menos açucarada, menos gordurosa e mais nutritiva. Quanto mais cacau o chocolate possuir menos gordura e açúcar em sua composição.

Uma dica para servir de sobremesa e emagrecer no inverno, é cozinhar banana, pêra ou maça (inteiras e com casca) no forno com água e mel ou assá-las ao forno e depois polvilhar canela.
Pudins diet feitos com leite desnatado também são ótimas pedidas.
Ficam deliciosos!
Curtam o inverno sem peso na consciência e nem no corpo para não se culparem no próximo verão!!!