Dicas – Alimenta-se bem no verão

No verão as pessoas geralmente vão as praias, piscinas, sítios, clubes e na maioria das vezes a alimentação não é muito adequada, tempo de férias, o costume é deixar um pouco as cobranças de lado e isso pode pesar e muito depois. A maioria esquece o quanto dá trabalho eliminar alguns quilinhos e voltam a comer tudo errado.  Outras comentem erros comuns dessa época: exageros!!!

Vou comentar sobre alguns alimentos que contribuem positivamente para a saúde no verão e que não levam ao ganho de peso.

Na praia é preciso sempre tomar cuidado com a ingestão de frituras, pizzas, doces e tortas. A gordura não combina com o calor nem internamente e muito menos externamente não é mesmo? Traz indisposição, mal estar e pode estragar as férias e o passeio. Outro alimento que tem valor nutricional interessante, mas a maioria das pessoas o consome de forma errada é o milho. Colocar manteiga ou maionese prejudica muito em questão calórica e valor nutricional, não colocando estes temperos e evitar também a adição de sal exagerado o deixará muito mais nutritivo e não acarretará em inchaços indesejáveis.

O açaí é uma fruta muito nutritiva, ajuda inclusive a melhorar celulite e acne, melhorar inflamação, ajuda a perder peso. Mas a questão é que o seu consumo deve ser feito sem adição de xarope de guaraná. Deve-se misturar frutas para que fique mais doce. Os outros condimentos populares agora como chantily, chocolate, amendoim, confete,esses adicionais apenas aumentarão o valor calórico e ainda podem prejudicar a pele.

Para se refrescar é sempre interessante o uso de sucos naturais, picolés de frutas, salada de frutas , gelatinas e bastante salada no almoço. Evitar alimentos quentes, sanduíches e alimentos com gorduras. A variação do suco é uma forma interessante para não consumir refrigerantes e sucos em pó. Sempre adicione fibras para diminuir a absorção de gorduras e açúcares. Dica relevante é fazer picolé de suco de fruta.

Alimentos que intensificam a cor da pele no verão: 

·                       cenoura – você pode consumir como aperitivo enquanto toma o banho de sol; 

·                       beterraba – na forma de sucos, saladas e sanduíches;

·                       broto de alfafa – pode ser batido com sucos e consumido em saladas;  

·                       vitamina C presente na laranja, acerola, caju;

·                       magnésio presente nas oleaginosas, sucos verdes e sementes.

Não posso deixar de falar nela, minha amada ÁGUA, no verão é mais importante ainda seu consumo. Beber durante o dia todo para que a pele não sofra consequências. Não trocar a água por sucos mesmo que forem naturais. É preciso tomar a água pura.

Outro erro comum é ficar sem alimentar de 3 em 3 horas. Isso faz com que na próxima refeição haja um consumo maior de alimentos e o pior:o corpo acaba armazenando a gordura que deveria ser eliminada caso os intervalos fossem menores.

Água de coco também é sempre bem vinda para hidratação.

Não coloquem a perder tudo que conquistaram no decorrer do ano inteiro justamente para chegar nesse mês de férias bem para não ser necessário começar do zero e sim prosseguir sempre com saúde, bem estar, auto estima elevada durante o ano todo que se inicia.