Dicas – Alimentação pré e pós treino

ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO

Estamos quase chegando no final do ano, é a hora em que as pessoas estão enlouquecidamente procurando por alimentação saudável e as academias fervem, tudo pensando no verão, em desfilar um corpo saudável na praia e na piscina não é mesmo? Muitos atletas e/ou pessoas fisicamente ativas não dão importância às refeições pré e pós-treino e isso é fundamental para o treino surtir efeito benéfico. Existem muitos casos de indivíduos que se exercitam em jejum ou que na vontade de emagrecer tomam só um iogurte, por exemplo. E quando saem da academia estão “ varados ” de fome e vão atacar tudo que veem pela frente. Esse comportamento é totalmente errado. Costumo dizer que comer carboidrato após o treino é como se uma mulher se maquiasse, se penteasse e fosse direto para o chuveiro, ou seja: dá o treino por perdido totalmente.

Se você tem um certo objetivo – seja ele aumentar massa muscular, eliminar gordura ou melhorar performance esportiva – saiba que as refeições pré e pós-treino são fundamentais para que tal objetivo seja atingido mais rápido. Então, perca o hábito de ficar em jejum antes e comer demais após. Vou explicar melhor:

PRÉ TREINO

A refeição antes do exercício deve conter nutrientes para fornecer energia, aumentar força e resistência, evitar fome e hipoglicemia durante o treino, manter um bom estado de hidratação e evitar catabolismo muscular (quebra de aminoácidos no músculo). Quando bem nutrido, você poderá se sentir mais bem disposto, forte e resistente ao esporte.

Isso inclui nosso companheiro CARBOIDRATO (fonte de energia) – Pães, Arroz, Massas, Cereais, o carboidrato por sua vez ajuda nosso corpo a gerar energia para queimar gordura durante o treino, mantendo a massa magra, se ficarmos em jejum nosso corpo utilizará o músculo como combustível e não queimará a gordura, assim perderemos o peso de forma errada.

O QUE INGERIR? Você pode fazer uma refeição completa mais ou menos de 2 a 3 horas antes (almoço ou jantar, café da manhã reforçado ou lanches intermediários reforçados). Consuma arroz+ feijão+ carne magra+ salada ou uma massa com proteínas, como macarrão com molho de atum ou frango) ou uma refeição mais leve de meia a 1 hora antes (suplementação com maltodextrina – que é um carboidrato, lanche natural com pão integral, vitamina com fruta e cereal, granola com iogurte, banana com aveia e mel, biscoitos integrais com requeijão e iogurte desnatado, etc.).

PÓS TREINO

Para acelerar a recuperação muscular e do organismo como um todo, repor os estoques de glicogênio, reconstruir fibras musculares, repor os líquidos perdidos, alimentar as células do sistema imunológico e renovar o corpo para o próximo treino. Ao se alimentar logo após, seus músculos se tornam mais fortes e resistentes, afinal, não terão que se esforçar para buscar nutrientes de outros locais do corpo. E o nutriente ideal para repor tudo que citei é nosso outro aliado a PROTEÍNA, pois sua maior função é justamente reconstituir nossas células e auxiliar na formação de massa magra.

O QUE INGERIR? O ideal é uma refeição logo após o término do exercício, com uma tolerância de 30 minutos. Sugestões: suplementos proteicos como por exemplo whey protein*, suco de frutas, vitamina de frutas, filé grelhados,isotônicos, água de coco,iogurte, queijos,alimentos de fontes proteicas em geral.

Garanta que essas refeições sejam feitas corretamente e em breve você notará diferenças, não deixando é claro, de organizar o restante das refeições do dia e realizando seus treinos com disciplina. Também não deixar de sempre fazer seu acompanhamento com sua nutricionista que irá fazer um cardápio personalizado com os horários de seu treino, assim você perceberá os resultados e sua malhação não será em vão.