Dicas – Alimentos Funcionais

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Alimentos funcionais são alimentos capazes de apresentar características benéficas, além de manter suas funções nutricionais básicas, colaboradas para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde.

Por esse motivo, não podemos ingerir apenas os alimentos funcionais. Para uma alimentação balanceada e saudável, é necessário incluir no nosso dia a dia como complemento de uma alimentação adequada.

Essas substâncias não são novidades, como as vezes necessárias na indústria de alimentos. Como isoflavonas, por exemplo, compostos que reduzem o colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, mais de 5000 anos.

O que vem acontecer é um aprimoramento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo.

Não podemos nos deixar enganar com rótulos.

Seguem alguns alimentos considerados e comprovados como funcionais:

Tomate

Está relacionado ao risco de câncer de próstata, devido a substância licopeno.

Brócoli

Atua como antioxidante na prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente o câncer de bexiga e degeneração muscular

Mamão

Possui betacaroteno e fibras solúveis, auxiliar no combate aos radicais livres e redução dos níveis de colesterol sem contar ou auxiliar no intestino obstruído.

Semente de Linhaça

Estudos experimentais que mostram que a dieta rica em linha foram importantes na redução de lesões nas artérias provocadas pelo aumento de gordura.

Acerola

Rica em vitamina C, tem ação antioxidante que impede a formação de radicais livres, fortalece o sistema imunológico combinado com outras vitaminas, ajuda na formação de imagens

Abóbora

Ajuda para diminuir o risco de câncer

Cenoura

Rica em vitamina A importante para as funções da retina, principalmente para a visão noturna. Exerce ainda função na cornificação da pele e das mucosas, no reforço do sistema imunológico, na formação dos ossos, da pele, cabelos e unhas. É importante no desenvolvimento embrionário. Tem influência nas reações imunológicas e teria efeitos na prevenção de certos tumores,tem função antioxidante, ela fixa-se aos chamados radicais-livres que se originam da oxidação de diversos elementos. Esses radicais-livres teriam um efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arterioesclerose, catarata, tumores, doenças da pele e doenças reumáticas.Encontrada também em grande proporção no fígado

Soja

Atenuam sintomas da menopausa, por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço desse período e da tensão pré menstrual.

Peixe

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, reduz níveis de triglicérides e colesterol total do sangue, pois contém ácidos graxos ômega 3,excelentes na prevenção de doenças envolvendo gorduras. Seu melhor consumo: assados ou grelhados

Iogurte

Ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal, impedem que as bactérias e outros microorganismos patogênicos (doentes) se proliferem no intestino

Alho e Cebola

Agem no organismo reduzindo a incidência de câncer no estômago e no intestino e atua na prevenção de doenças cardiovasculares e hipertensão, diminuindo colesterol ruim (LDL) e aumentando niveis do bom colesterol (HDL)

Aveia

Regulamenta o processo digestivo, diminuindo o colesterol. Protetor contra o desenvolvimento do câncer de colo.

Maçã

De proibida ela não tem nada !!

É um potente antioxidante. Ajuda a prevenir tumores e diminuir a glicemia

Castanha do Pará

Poder antioxidante por conter zinco e magnésio em sua composição.

Chá Verde

Para efeito de oxidação de gordura (comprovadamente cientificamente) ou ideal é tomar 1 a 2 cápsulas / dia, 40 minutos antes das principais refeições (almoço e jantar).

Não esquematize: “A ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária apenas composta de alimentos funcionais que atendem a todas as necessidades do organismo” .Por isso deve seguir uma dieta equilibrada orientada por profissionais da área que podem suprir todas as suas necessidades.