Dicas – Amaranto

BENEFÍCIOS DO AMARANTO

Alguns meses para escolhi como assunto para minhas matérias explicar para quem ou cada cereal significa, suas propriedades, funções e composição, todos os ouvidos, viram notícias, mas muitas pessoas não sabem nem porque, como eu já falei da semente de chia e da farinha de linhaça esse mês escolhi outro cereal muito importante: O Amaranto !!!

O amaranto é altamente nutricional e pouco conhecido aqui no Brasil

O grão possui cerca de 14 a 20% de proteínas com alto valor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). Além disso, é rico em vitaminas A, B, C e E, cálcio, magnésio, ferro, zinco, potássio e fósforo. De acordo com estudos, ela compara com a proteína do leite por seus benefícios não param por aí: o amaranto, por ser muito rico em cálcio, pode substituir alimentos como o leite e seus filhos alimentados com pessoas com intolerância à lactose.

É uma fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, fósforo de zinco e outros nutrientes.

Não contém glúten, sendo uma excelente opção para celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

Atualmente é comercializado em flocos naturais, similar a flocos de aveia, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para a preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca. A cada dia que vem é pesquisado seu emprego como matéria prima em alimentos consumidos habitualmente pela população.

Pesquisas recentes que mostram que o amaranto, um dos vegetais mais importantes da América pré-colombiana, além de altamente nutritivo, é um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático através de sua fração proteica que, ao ser digerida, inibe uma enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo.

Além da redução comprovada de colesterol em animais, ou amaranto é naturalmente rico em proteínas de alto valor biológico, ou que não é comum em vegetais – a maioria deles não têm alguns aminoácidos essenciais e seu aproveitamento é de 60% ou menos, isso faz com que que amaranto se torna um excelente nutriente para pacientes vegetarianos.

A semente, quando aquecida, estoura como pipoca e está sendo utilizada para a criação de barras de cereais, musli (mistura de cereais), pães, bolachas e saladas. A idéia é introduzir a semente em alimentos para os quais o paladar do brasileiro já está acostumado, assim como foi feito com a soja.

Os alimentos funcionais estão cada vez mais em alta quando o assunto é cuidar da saúde e manter uma alimentação mais balanceada. E a bola da vez é o amaranto, um cereal que tem alta concentração de fibras, nutrientes e está fazendo sucesso nos cardápios saudáveis.

O amaranto possui propriedades que podem auxiliar no emagrecimento e no aumento da massa muscular. Ele contém substâncias anti-inflamatórias que agem na recuperação dos músculos após a atividade física e contribuem para o ganho de massa magra, estudos têm mostrado que o consumo regular de amaranto pode além de ajudar na redução dos níveis do colesterol total do sangue, auxiliar diabéticos no controle da glicemia e contribuir para a redução de peso corporal. Por ser rico em antioxidantes, ele também atua na prevenção de doenças do coração e do câncer.

Vou dar uma dica de consumo mas ele também pode ser adicionado em mingau, ou junto com os cereais de consumo diariamente

VITAMINA DE AMARANTO

Flocos de amaranto está pronto para consumo e pode ser acrescentado em frutas, leite, iogurte, bolos e pães.

Ingredientes

1 copo de leite de soja (200 ml) 2 colheres de sopa de amaranto em flocos 5 morangos 1 colher de sopa de mel (10 gramas)

Vamos começar a adicionar cada cereal, um por um, no nosso dia a dia para uma alimentação mais saudável?