Dicas – Diet X Light

DIET X LIGHT

Existem muitas dúvidas a respeito de alimentos diet e light e suas diferenças, tentarei exemplificar:

DIET

Essa nomenclatura só pode ser aplicada a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, e que tenha que ter isenção de um especificamente como carboidrato (açúcares) ou gordura ou proteína ou sódio. Consumidores de produtos diet normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos).

É comum produtos diet serem associados a emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. Pode até ser maior. Costumo usar como exemplo nas minhas consultas o chocolate diet, o mesmo não contém açúcar, mas é gorduroso e calórico – mais que o similar não diet. Nele, o açúcar é substituído pelo adoçante e para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula, por isso o valor calórico aumenta. Assim, o produto é indicado para os diabéticos, mas não traz vantagem para quem quer perder peso. No caso dos refrigerantes diet e light fica o alerta quanto a quantidade de sódio: os mesmos não possuem os açúcares (recomendados aos diabéticos) porém possuem mais sódio que os tradicionais (contra indicados aos hipertensos e indivíduos que sofrem de retenção hídrica- falada na matéria anterior).

LIGHT

O termo light pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. São pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, em comparação com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso.

Produtos light só ajudam a perder peso caso haja diminuição significativa no teor de algum nutriente energético. Também é importante ressaltar que o consumo em excesso de um produto que contém menos calorias em relação ao original pode encadear a ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não-light. Ex: Não se deve ingerir o dobro do produto light, sendo assim ficará na mesma em relação ao produto não light.

O chocolate light traz a redução de algum nutriente específico ou do valor energético. É preciso consultar a tabela nutricional, na embalagem, para saber se essa redução é conveniente para a dieta do consumidor. Para quem tem alguma restrição alimentar, o chocolate light pode não ser o mais indicado, no caso de diabéticos que necessitam de isenção de açúcar e não apenas de sua diminuição.

“Fica a regrinha: Light REDUÇÃO de algum item da composição Diet ISENÇÃO de algum item da composição”