Dicas – Fatores que influenciam o peso na balança

Existem vários motivos que podem fazer nosso peso aumentar, sem necessariamente ser a má alimentação ou a mesma em excesso, por isso é fundamental em cada consulta a conferência do peso em gordura e não somente o peso que a balança nos dá, vejam a seguir o que nos faz aumentar o peso na balança que nos dá um valor geral de ossos, vísceras, massa magra, líquido corpóreo e gordura:

1- A TPM, um rebuliço hormonal: A mulher pode ganhar até 2kgs durante essa fase. Culpa da progesterona, hormônio feminino, age nos rins, inibindo a eliminação de sódio e provocando o inchaço. Por isso mais um motivo para aumentar a ingestão de água nesse período.

2-Retenção de Líquidos: Cerca de 60% do peso corporal é composto de água. Qualquer variação nesse numero faz a pessoa sentir-se inchada. Para evitar cálculo 35 ml por quilo de peso se o intestino estiver obstipado e 30 ml por quilo de peso se o intestino estiver regular (diário) e evite alimentos com muito sódio (sal).
Um grama de sal pode reter ate 200ml de água no corpo, que depois pode levar até 3 dias para voltar a normalidade e expelir o excesso. Então imaginou em um churrasco, onde será consumido sal em excesso? Então, nem pensar em se pesar nos próximos 2 dias.

3- Ganho de massa magra: Quem pratica musculação é normal ter um ganho de massa magra e redução de gordura. É comum a pessoa se pesar e ficar preocupada ao ver que teve um aumento de peso. Mas isso acontece porque o músculo é mais denso e pesa mais que a gordura.
Se a mudança de gordura pra massa magra estiver acontecendo você começará a notar em suas roupas que ficarão mais largas mesmo com a balança mostrando o inverso.

4-Horário da pesagem: O horário em que se pesa influencia e muito no seu peso.
Dê preferência em se pesar ao acordar, depois do xixi e em jejum. Seu corpo estará livre do inchaço normal que se ganha durante um dia de trabalho em pé ou sentada. Caso não seja possível, sempre pesar no mesmo horário.

5-Bexiga cheia: A água é uma santa aliada no emagrecimento. Ela elimina todas as toxinas existentes em nosso corpo e auxilia no bom funcionamento do intestino. Mas se após tomar um “copão” de água ou de suco você se pesar pode levar um baita susto.
Só pra ter uma ideia, ½ litro de água é o que equivale a 0,500g na balança.

6- Roupas e sapatos: Se não tiver uma balança em casa quando for a farmácia tente estar com menos roupa possível, para se ter uma ideia, uma caça jeans de adulto pode pesar de 0,500 a 1 kg.

7- A Balança: Se pesar sempre na mesma balança é obrigatório. De uma para outra pode ocorrer grandes diferenças.
E mais….quando você se curva para enxergar seu peso também pode alterar o resultado.

8-Intestino preguiçoso: Depois que comemos inicia-se o processo de digestão, absorção e por fim eliminação dos resíduos que não foram aproveitados pelo organismo.
Se algo der errado em uma dessas etapas e “atrasar” com certeza você sentirá na balança.

9-Excesso de suor: Depois daquela aula de aeróbica se você subir na balança vai dar pulos de alegria com o que vai ver.
Mas é pura ilusão, o que foi eliminado na verdade não foi a gordura mas sim o liquido que ao tomar uma água ou um suco você já poderá estar recuperando aquelas gramas que achou que havia eliminado.