Dicas – Obstipação Intestinal

Cada vez mais durante a anamnese que faço no decorrer das consultas venho notando que os pacientes relatam problemas com obstipação intestinal, mais conhecida como “intestino preso”, por isso achei de extrema importância falarmos sobre esse assunto que pode ajudar a quem segue a matéria mensalmente. Gostaria de ressaltar que isso ocorre em virtude da má alimentação, ingestão pobre em fibras e principalmente baixa ingestão de água, pois de nada adianta ingerir muita fibra e não tomar água o suficiente para essa fibra agir, esse é o caso mais comum, esquecer de beber água, algo simples e que passa desapercebido pela correria do dia a dia, quando vamos nos dar conta percebemos que passamos longe do copo de água não é mesmo?Os alimentos ricos em fibras são muito importantes para a saúde. As fibras não são encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, apenas nas plantas. Elas são as partes dos grãos, vegetais e frutas que ajudam no processo digestivo e auxiliam o trabalhar do intestino.

Uma dieta rica em fibras e com pouca quantidade de gorduras melhora o funcionamento do intestino, previne doenças do coração, câncer e diabetes. As fibras também ajudam no controle de peso, prevenindo e tratando a obesidade. Estes alimentos ficam mais tempo no estômago e dão a sensação de saciedade. Assim, acabamos ingerindo menos calorias ao longo do dia.

Os alimentos comuns podem ser trocados pelos alimentos ricos em fibras e pelas versões integrais. Para quem não gosta muito dos integrais, existem em alimentos em forma de farelo, como a linhaça, por exemplo. Os farelos podem ser colocados em bolos, pães, massas e até mesmo no arroz.

Os feijões, ervilhas, grão de bico, lentilhas e outras leguminosas podem ser colocadas em sopas, cremes, ensopados e saladas, pois são excelentes fontes de fibras. Prefira consumir arroz integral, cevada integral, farelos, trigo para quibe em sopas, saladas e pratos principais. Além de mais saudáveis, também ajudam a diferenciar o cardápio do dia a dia.

As frutas e hortaliças como a maçã e a batata, também são ricas em fibras, que ficam concentradas em suas cascas. Faça saladas, recheios para sanduíches, tortas, sucos e coma frutas frescas.

Dicas sobre o consumo de fibras

Nunca aumente muito rapidamente o consumo de fibras na dieta, pois você pode sentir flatulências, estufamento, cólicas ou diarreia. Para evitar os desconfortos, o aumento deve ser gradativo, assim seu intestino pode se adaptar.

Aumente o consumo de líquidos, o ideal é de 8 a 10 copos (200 ml) diariamente, para não dificultar a absorção de minerais. As barrinhas de cereais são saborosas e podem ser encontradas em diversos sabores. Elas possuem alta quantidade de fibras como granola e outros cereais.

Alguns alimentos ricos em fibras

Cereais integrais: aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça
Frutas: laranja, maçã, manga e ameixa(sempre com casca e bagaço)
Vegetais: couve, repolho, agrião e berinjela
Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico

Costumo dar uma receitinha simples e eficaz para quem sofre desse mal:

Coloque para ferver aproximadamente 6 ameixas secas (sem caroço) com água suficiente para cobri-las e faça a ingestão dessa água de fervura ainda morna em jejum diariamente. Nessa água ficará toda fibra.

No decorrer do dia faça uma alimentação balanceada contendo fibras e a ingestão de água suficiente (calcule 35 ml de água por quilo de peso (seu peso) e fracione essa água no decorrer do dia).

Uma dica simples que auxiliará para não sofrer com constipação, o ideal para todos é o funcionamento do intestino diário e sem sofrimento.