Dicas – Os benefícios da semente de Chia

Os estudos comprovados de que essa semente de chia é muito benéfica ao organismo, devido à grande concentração de nutrientes, são:

Fibra – possui uma grande quantidade de fibras (mais de 40% da composição) 35%, em mídias de fibras insolúveis. Que são aquelas que aumentam tanto o volume quanto a frequência das fezes, e aliviam quem tem prisão de ventre, aumentam a imunidade e favorecem a flora bacteriana, fazendo com que a pessoa absorva menos glicose. Isso favorece a perda de peso e também as fibras solúveis “Aquelas que entram em contato com o líquido do estômago e intestino e formam um tipo de massa gelatinosa que retarda o esvaziamento gástrico. Por conter essas fibras, costuma-se dizer que essa sementinha poderosa está dentro do nosso organismo que gera saciedade.
Assim como o material do mês passado já teve uma idéia dos benefícios das fibras não é o mesmo?

Ômega 3 – Reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina, ajuda na pressão de pressão uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, a hipertensão, 100g de sífilis. mais ômega 3 que um pedaço médio de salmão.

Calcio – Importantes para intolerantes à lactose e uma fonte de cálcio, 100 gramas de semente de quia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral – que tem em média 246 mg de nutriente . O cálcio presente na ajuda à formação de massa óssea, evita a osteoporose.

Magnésio – Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e contatos cognitivos, o magnésio também está muito presente na semente de chia. Em comparação com 100 gramas de brócolis, uma semente de chia tem 15 vezes mais magnésio.

Vitamina A – Melhora do sistema imunológico e protegido da pele e dos olhos contra o processo de envelhecimento.

Potássio – Grande participação na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercícios físicos todos os dias, 100 gramas de semente de chia com duas vezes mais potássio que duas bananas grandes. Nesse caso, você pode até consumir uma dupla junto, ativar o potenciômetro de sobra para a atividade física. Uma porção de chia tem 6,4% das nossas necessidades mínimas de potássio.

Vitaminas do Complexo B – Fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor. A porção da semente tem 13% das necessidades diárias de niacina, 4.6% das de riboflavina e 30% das de tiamina.

Antioxidantes contra radicais livres – Possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.

Manganês – A porção da semente de chia tem 63.5% das necessidades diárias de manganês que age na síntese de várias reações enzimáticas, além de estimular o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo.

Zinco – Melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno. Na porção de chia você encontra 12.3% das necessidades diárias de zinco.

Cobre – Facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno, 100g da semente possui 30.5% das necessidades diárias de cobre.

O consumo da chia traz muitos benefícios à saúde. Ajuda no bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, melhora a pressão e até ajuda a emagrecer em virtude de todos nutrientes que a compõe, é claro junto a uma dieta equilibrada, então o que estão esperando para fazer da semente de chia um consumo diário em qualquer refeição?