Dicas – Propriedades do Pimentão

Quais as principais propriedades nutricionais do pimentão?


O pimentão é uma excelente fonte de micronutrientes (vitaminas e minerais), contém
vitamina C, vitamina A (carotenóides, como beta-caroteno) que contribui para a manutenção da saúde dos olhos, prevenindo doenças como a catarata, pode reduzir o risco de câncer de próstata, pulmão, intestino e garganta, e seus efeitos antioxidantes ainda contribuem para a redução de problemas cardiovasculares.

Vitamina C e A são dois antioxidantes muito poderosos. Também possui minerais como o cálcio, fósforo e ferro. É um alimento extremamente oxidante responsável por neutralizar o excesso de radicais livres (moléculas nocivas, produzidas por processos como digestão ou respiração). Por isso, o pimentão pode ser um poderoso aliado contra a fadiga, o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Também se destaca por conter em sua composição outras substancias nutritivas, entre elas:

  • Flavonóides: são potentes antioxidantes que atuam como anti inflamatórios e protetores do sistema circulatório.

  • Capsacina: é a substância responsável pelo ardor. Os pimentões doces as contêm em proporção de 0,1%; dez vezes menos que os picantes (1% ou mais). Em doses baixas, como as dos pimentões doces, a capsacina é aperitiva e estimulante digestiva, embora, em doses elevadas, seja rubefaciante (irrita a pele e as mucosas).

  • Fibra vegetal: contém cerca de 2%. Contribui, juntamente com a capsacina, para a ação laxante do pimentão.


Além desses compostos, os pimentões são importantes fontes de vitaminas do Complexo B, minerais (potássio, fósforo, magnésio e cálcio), ácidos graxos insaturados (linolênico e linoléico) e bioflavonoides, que são componentes das plantas que agem como antioxidantes e são responsáveis pela pigmentação de cada fruto.

. Há muitas diferenças nutricionais entre os três tipos mais comuns (vermelho, verde e amarelo)?

O que define as cores e as propriedades nutricionais dos pimentões é seu tempo de colheita.

Os vegetais são verdes e tornam-se vermelhos ou amarelos quando maduros

Vermelho: Possui maior quantidade de betacaroteno tem forte poder antioxidante, isto é, contribui no combate aos radicais livres. Possui 180 mg de vitamina C, possui 26 calorias

Amarelo: é o que possui maior quantidade de vitamina C, sendo 330 miligramas em 100 gramas, mais de 200% da quantidade mínima de ingestão diária recomendada pela ANVISA, que é de 60 mg/dia Assim como o vermelho, o pimentão amarelo tem sabor levemente adocicado devido ao acúmulo de carboidratos, possui 27 calorias

Verde: mesmo tendo sabor mais ácido é o mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas

Quando comparamos as informações nutricionais dos pimentões vemos que o amarelo é mais rico em algumas vitaminas e minerais que o verde e o vermelho.

. Muitas pessoas relatam quadros de azia após o consumo do vegetal? Por que isso ocorre e o que fazer para amenizar o problema?

Para eliminar esse problema em relação a relatos de indigestão o ideal é tirar toda parte branca interna do pimentão, aquelas “nervurinhas” que causam essa azia

. Quando desidratado e moído o alimento é conhecido como páprica? Nessa forma também oferece nutrientes?

Por ser da mesma família da pimenta, a páprica tem alta concentração de capsaicina, que reduz as dores e traz benefícios cardiovasculares.

A páprica é anti-inflamatória (sendo eficaz contra a artrite), digestiva (estimula a saída de saliva, aumenta os movimentos peristálticos e vence a perda de apetite) e estimuladora da circulação sanguínea.

Também apresenta grande quantidade de vitamina C, essencial para a pele e o sistema imunológico.

Em excesso, assim como qualquer pimenta, pode agravar úlceras gástricas., também Não são indicadas na alimentação infantil e para indivíduos hipertensos

. Quais as melhores formas de se consumir o alimento? Cru, cozido, em conserva?

As vitaminas são elementos sensíveis a alguns processos de cocção (cozimento) quando se está preparando um alimento. Sabe-se que as vitaminas A e C (bem como a maioria dos compostos antioxidantes) são oxidativas, ou seja, começam a perder suas propriedades químicas ao entrarem em contato com o oxigênio do ar. Isso ocorre quando as partes comestíveis dos frutos (no caso, os pimentões) são partidas.

– Entretanto, se os pimentões forem cortados rapidamente e cozidos, ainda há o problema de essas vitaminas serem destruídas com o calor. Sendo assim, além de um preparo rápido, os alimentos devem passar o mínimo de tempo sob ação de calor (em qualquer método de cocção).

– Especificamente para a vitamina A, o uso de panelas de ferro e cobre também diminui suas propriedades nutricionais tanto em pimentões quanto em outros vegetais.

. O que deve-se observar na hora da compra e o que fazer para conservá-los por mais tempo?

Ao escolher os pimentões dê preferência aos mais firmes, lustrosos e com o cabo verde. Para higienizá-los, em casa, lave-os em uma bacia com dois litros de água e três gotas de detergente. Depois, coloque-os em uma mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária, por cinco minutos. Enxágüe-os em água corrente. Se for armazená-los na geladeira, seque-os bem.

. A doutora poderia passar uma receita nutritiva com o vegetal?

* Geleia de Pimentão Light

  • 1/4 xícara(s) (chá) de óleo de canola

  • 1 xícara(s) (chá) de cebola picada

  • 1 xícara(s) (chá) de pimentão vermelho picado(s)

  • 1 xícara(s) (chá) de vinagre branco

  • 1/2 xícara(s) (chá) de adoçante em pó

Modo de Fazer:

Misture os ingredientes e leve ao fogo até encorpar por cerca de 15 minutos. Sirva com torradinhas.

* Pimentão Recheado

  • 6 unidade(s) de pimentão amarelo

  • 600 g de patinho moído(s)

  • 2 colher(es) (sopa) de óleo de soja  Sadia

  • 1 unidade(s) de cebola picada(s)

  • 2 dente(s) de alho picado(s)

  • 1 xícara(s) (chá) de extrato de tomates

  • 1 folha(s) de louro

  • 1 unidade(s) de cenoura picada(s)

  • 1 xícara(s) (chá) de ervilha

  • Sal a gosto

  • pimenta-do-reino preta a gosto

  • salsinha picado(s) a gosto

  • azeitona verde a gosto

Modo de preparo:

Prepare o recheio: Refogue a carne e, quando estiver bem seca, junte a cebola e o alho. Frite até que a cebola esteja transparente. Coloque a cenoura picadinha. Acrescente o purê de tomates e uma xícara de água. Junte a folha de louro e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até que a cenoura esteja macia. Acrescente as ervilhas. Se quiser, pode usar uma lata de jardineira de legumes, no lugar da ervilha e cenoura. Deve ficar quase seca. Junte a salsa e as azeitonas. Desligue o fogo e reserve. Se quiser, pode colocar ovos cozidos picados. Corte a tampa do pimentão, isto é, o lado do cabo. Retire as sementes, verificando com cuidado se não ficou nenhuma em seu interior. Recheie com a carne moída, com o auxílio de uma colher de sopa. Não encha muito, nem comprima o recheio, pois o pimentão ao murchar diminui de tamanho. Tampe o pimentão com uma fatia de pão, presa com palitos ou com a própria tampa, também presa com palitos. Este último modo de tampar só serve se for assá-los ou cozinhar no molho, se for para fritar, prefira o pão. Agora, é à sua escolha. Pode fritar em óleo abundante, cozinhá-lo em um belo molho de tomates ou assar no forno, colocando óleo no fundo da assadeira e untando os pimentões, um por um. De qualquer modo fica delicioso. Fritando, vire apenas uma vez e estará no ponto quando a casca estiver se soltando. Para assar, coloque em forno quente e, quando começar a ouvir o barulho de fritura, vire, deixe mais 10 minutos, vire outra vez e, passados mais 10 minutos, vire novamente para dourar todos os lados. Também fica com a casca toda solta (veja na foto do prato pronto).