Dicas – Quinoua

Benefícios da Quinoa

Já falei sobre uma semente de chia, uma farinha de linhaça, ou amaranto e lá vamos nós, esclarecer como dúvidas sobre mais um cereal muito importante que temos acesso a um quinoa. Por ser rica em proteínas, uma quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Uma composição nutricional de quinoa torna-se um alimento perfeito para ser consumido por atletas antes e depois de exercícios físicos intensos. Por baixo índice glicêmico, os carboidratos da quinoa são metabolizados mais lentamente, permitindo uma reserva de energia necessária durante o esforço físico. E, graças aos aminoácidos, ela ajuda a reparar o tecido muscular após o treino. Suas substâncias sujeitas a ômega 3 e 6 são importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão , devido a suas baixas quantidades de cálcio. As vitaminas do complexo B apresentam na quinoa parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão podem sofrer uma sensação de saciedade, podendo favorecer ou emagrecer. Ela também é rica em zinco, um nutriente que não atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca , já que não contém glúten.

A qualidade da proteína dessa semente se compara aos alimentos de origem animal. O segredo não está na quantidade, mas no equilíbrio entre vários itens proteicos que, juntos, mantêm quase toda a sorte de matéria prima primariamente do que o organismo precisa. “Por isso dizemos que têm alto valor biológico”, A quinoa agrega, por exemplo, a lisina e a metionina, aminoácidos típicos de alimentos de origem animal como carne e ovos e o dobro de arroz com feijão – famosos por serem uma espécie de perfeita combinação. Outro benefício que supera qualquer cereal é a concentração de zinco, cálcio e ferro – esse último, suficiente para convencer a quinoa seriamente uma solução para casos de anemia. Sem falar nos indícios de que seus fitoestrógenos, que cumprem o papel de hormônios no organismo, ajudam a afastar uma osteoporose nas mulheres após a menopausa. Trata-se de uma grande vantagem para os vegetarianos, mais precisamente para os vegans, que não consomem nenhum alimento de origem animal. Ainda assim, atenção: uma quinoa não pode ser considerada como substituta desses alimentos porque não contém vitamina B12, como é o caso do leite, o ovo e o queijo, além da própria carne. A redução dessa vitamina pode causar danos graves e muitas vezes irreversíveis para o sistema nervoso ao longo do tempo.

Também é uma boa fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pela modulação do humor, pela disposição e bem-estar.

E, para quem pensa que o alimento é muito calórico, uma boa notícia: ele contém quase a mesma quantidade de calorias do arroz. Cada 100g de quinua crua tem 374 calorias, contra 350 calorias do arroz integral cru.

Ali, por ser rica em fibras (mais do que o arroz integral), seu consumo ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. Ou seja, pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer com saúde.

Nesses últimos meses, espero ter acesso aos benefícios de cada cereal utilizado, por isso, mostre que intercalar ou consumir os mesmos evitará muitos problemas na nossa saúde.