Dicas – Tipos de Gorduras no Alimento

Benefícios e Malefícios de cada uma delas

Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito positivo à saúde, aumentando o HDL “colesterol bom” enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, “colesterol ruim”. Mesmo os tipos de gordura benéficas devem ser consumidos com moderação, orientado por profissionais em suas proporções adequadas, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteínas e carboidratos. Para se ter uma ideia cada 1g de carboidrato e proteína nos fornece 4 calorias e cada 1 g de gordura nos fornece 9 calorias. O corpo necessita de gorduras para absorver as vitaminas A, D, E e K. Porém, por esse motivo nessa matéria vou passar a vocês como acima de tudo saber separar a gordura boa da ruim

  • gorduras insaturadas, que pode ser dividida em:

    • monoinsaturada (benéfico)

    • poli-insaturada (benéfico)

    • gordura trans (prejudicial)

  • gordura saturada (prejudicial)

Gorduras Saturadas

São as piores, são sólidas à temperatura ambiente. Conhecida como gordura animal:gordura de porco que os antigos utilizavam e ainda utilizam para preparar outros alimentos , a “gordurinha” da picanha, tão apetitosa para muitos e tão maléfica ao nosso organismo, a grande vilã nos infartos e doenças cardiovasculares. As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de coco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma (dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.

Gorduras Monoinsaturadas

Líquidas à temperatura ambiente, reduzem os níveis de colesterol LDL, considerado o colesterol ruim. As Gorduras Monoinsaturadas são o tipo de gordura que você deve adicionar mais à sua dieta. Ex: abacate,óleo de canola, azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de gergelim, óleo de amendoim

Gorduras Poliinsaturadas

As Poliinsaturadas reduzem tanto o colesterol LDL quanto o colesterol HDL – e isto não é legal. Em última análise, são os níveis de colesterol HDL que determinam seu risco para doenças cardiovasculares: não basta ter baixos níveis de Colesterol Total, você precisa de altos níveis de colesterol HDL para se proteger (precisa estar acima de 40). Alimentos que contêm:peixes e frutos do mar(Ômega 3,6 e 9), óleo de peixe, óleo de soja, grãos

Gorduras Hidrogenadas/Trans

Durante o processo de hidrogenação, as gorduras poliinsaturadas ou monoinsaturadas recebem átomos adicionais de hidrogênio para aumentar seu tempo de vida útil. Este processo industrial transforma as gorduras hidrogenadas em gorduras saturadas – e este é o pior tipo. Quando você se deparar com o rótulo de um produto que diz “contém gorduras hidrogenadas”, isto significa que aquele produto contém uma boa quantidade de gorduras saturadas e trans, esse tipo de gordura causa entupimento de nossas veias e artérias, estão presentes em recheios de biscoitos doces, massa de alguns salgados ou doces ex:empadinhas,massas folhadas que se utilizam gordura hidrogenada.

A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:

  • aumento da validade do produto

  • podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.

  • Menor necessidade de refrigeração

Também chamados Ácidos Graxos Trans, são uma forma de gordura capaz de aumentar os níveis de LDL (colesterol ruim) e reduzir os níveis de HDL (colesterol bom). Ou seja: o pacote completo para desequilibrar sua pressão e aumentar o risco de ter um derrame.

Os ácidos graxos trans sempre estiveram presentes na nossa dieta, mas nunca em níveis tão alarmantes. A Gordura Trans pode ser encontrada em grandes quantidades em margarinas, biscoitos, pacotes de batatinhas fritas, salgadinhos e inúmeros outros alimentos industrializados.

O excesso na ingestão de alimentos ricos em gorduras causa o aumento de peso,, alguns exemplos para elucidar essa teoria:

A pizza não engorda em virtude da fina massa e sim pelo seu recheio rico em gordura, uma pizza de vegetais por exemplo não aumenta o peso; o macarrão não engorda se for feito com um molho a base de tomate, já um molho branco é rico em gordura.

Espero que eu tenha deixado claro quais os tipos de gordura que nosso organismo precisa e as que podemos e devemos descartar de nossa alimentação saudável.