Dicas – Verão Saudável

VERÃO SAUDÁVEL

É hora de começar a nos policiar com a alimentação e hidratação para ficarmos preparados para a estação mais quente do ano: O VERÃO !!

Se você quer curtir tudo que o sol pode lhe proporcionar, tem que ficar de olho no que come. Alimentar-se bem não quer dizer comer muito, nem pouco, pelo contrário, comer em quantidade moderada, mas com qualidade. E a qualidade na alimentação inclui frutas, verduras e legumes, nossos velhos companheiros, além de peixe e frango, por favorecerem a digestão.

Os cereais, de preferência integrais e leguminosas, também devem marcar presença devido aos seus nutrientes e fibras que colaboram para uma boa digestão e diminuem a absorção de glicose e colesterol. A pedida do verão é justamente essa, optar por alimentos naturais, frescos e que favoreçam rápida digestão , hidratação e nutrição. Para isso, os alimentos precisam fornecer nutrientes, fibras e até água como os citados acima.

Já a restrição alimentar fica por conta da gordura que além de favorecer o ganho de peso, torna a digestão mais lenta, com uma sensação de empanturramento. Dessa maneira, escolha os queijos magros, leite desnatado e carnes brancas, por exemplo.

Além de todas as funções, os alimentos leves e saudáveis , se bem conservados diminuem ainda mais o risco de contaminações e toxinfecções, freqüentes no verão.

Nesta estação, devido a calor e umidade,a proliferação bacteriana é maior, o que deve aumentar também os nossos cuidados com os alimentos. E não podemos esquecer da água. Com o calor, há maior transpiração e na prática de atividade física ocorre diminuição de água corporal no organismo, o que pede reposição constante. A sua falta causa desidratação. Para evitar que isso ocorra abuse dos líquidos, principalmente da água.

Durante o verão também ocorre uma diminuição no metabolismo basal (que é a energia necessária para nos manter vivos), por isso a  ingestão calórica deve ser diminuída, a fim de evitar-se  o aumento de peso.

Com o aumento da temperatura ambiente, temos o aumento da temperatura corporal e dessa maneira o nosso organismo tem que trabalhar mais para eliminar a água corporal, usando o suor e a respiração, por isso não é interessante consumirmos alimentos mais pesados ??nesta época, uma vez que parte da energia necessária para manter a temperatura corporal será usada para digestão.

Aproveite o início do ano para começar a reeducação alimentar com profissionais da área, inicie uma atividade física, faça uma caminhada no início da manhã ou no final da tarde.Trabalhar o corpo no decorrer do ano para chegar como festas sem o desespero da última hora . Quem já não passou por isso?