Dicas – Dietas da Moda

Já que está chegando no verão, resolva tocar em um assunto instigante: dietas da moda, época propícia para o surgimento de dietas milagrosas com promessas do tipo: em pouco tempo, se perder “muitos quilos”, vamos saber um pouco sobre ela e se alguma vez beneficio ao nosso organismo? Dieta igual a todos, sem acompanhamento de especialista.

Como dietas da moda são exibidas pelos efeitos “milagrosos” no emagrecimento, as famosas fórmulas – emagreça 5 quilos em uma semana -, ou seja, na verdade, na maioria das vezes, as vezes até que o efeito é momentâneo, vou explicar melhor. Quando perdemos peso de maneira muito rápida, não perdemos gordura e sim massa magra e líquido e isso retorna com muita rapidez também, é o que chamamos de “efeito ioiô”. A mais famosa é a proteína – onde é proibido comer carboidratos: pão, arroz, massas e açúcar -, mas veja bem: o nosso sistema metabólico (aquele que faz o processo de “queimar” os alimentos em nosso corpo), prioriza certos nutrientes para serem consumidos, vamos ver como funciona esta prioridade em nosso corpo:

Agora vamos pensar um pouco, no caso desta dieta não ter carboidrato, então seu organismo consome apenas proteínas e gorduras. No caso de uma proteína é gasta rapidamente, ela é a maior responsável por manter os músculos em funcionamento e não ter carboidratos ou seu organismo vai direto para a gordura e como as proteínas usadas nesta dieta são ricas em gorduras, o processo se torna mais rápido ainda, conclusão uma perda de peso rápida. Excelente, você vai perder peso rapidamente e está tudo como eu queria. Infelizmente não é tão maravilhoso assim, como todos os que já sabem ter uma dieta balanceada para o bom funcionamento do corpo, agora vamos saber qual é a importância dos carboidratos no nosso organismo.

Os carboidratos são usados ??pelo corpo para energia. Os açucares são carboidratos simples. Amidos, batatas e cereais precisam ser quebrados antes do poder ser absorvidos pelo corpo.

Os açúcares são fontes de energia importantes. A glicose é usada como combustível pelas células, e o cérebro é quase dependente dela para realizar todas as suas funções, incluindo o pensamento. Quando estiver pouco definido, os alimentos podem ser mais lentos. Como resultado, o corpo vai agarrar como poucas calorias que vêm. Quando termina a dieta, o organismo não utiliza o alimento de forma eficiente, fazendo com que haja aumento de peso no futuro. Carros necessários de combustível para andar não é o mesmo? O “combustível” do nosso corpo é o carboidrato, sem ele a “máquina” não funciona. Como os níveis de carboidratos são de extrema importância para o nosso organismo até a nossa capacidade mental, as pessoas que fazem esse tipo de dieta ficam sem energia, vivem cansadas, têm lapsos de memória. Profissionais que usam esses tipos de dieta, sem equilíbrio, querem que a perda de peso seja rápida, mas nada eficaz, não estão preocupados com a saúde do corpo como um todo. Cuidado ao ver mídia ou por indicação de amigos que dieta que promete deixar em forma para o próximo verão como mágica, desconfie de profissionais que não estão preocupados com emagrecimento saudável, esse sim é uma bola da vez.

Quando iniciamos uma dieta temos que prestar atenção em algumas questões:

Se na dieta :

– Há afirmações desproporcionais sobre a perda de peso (por exemplo, perder 8 quilos em uma semana). – Usar um único estudo como base para as suas afirmações. – Eliminar alguns alimentos ou pedir suplementos alimentares. – Parecer boa demais pra ser verdade, só ter resultados positivos.

Reeducação alimentar é equilíbrio nutricional, perda de peso amena sem grandes sacrifícios, sem colocar em risco a saúde, com acompanhamento de profissional qualificado durante todo o tratamento, adequando o cardápio a vários fatores que entram em questão: peso, idade, sexo, medidas antropométricas, porcentagem de gordura corpórea, atividade física, preferências e aversões alimentares, exames anteriores para diagnóstico,agindo assim é um peso que vai para nunca mais voltar, inclusive o peso de consciência por ter feito algo de maneira elaborada, tendo ajuda de quem entende do riscado e possa orientá-lo de maneira segura. Só porque uma dieta é popular, não significa que seja eficaz.

“O “combustível” do nosso corpo é o carboidrato, sem ele a “máquina” não funciona.”
“Só porque uma dieta é popular, não significa que seja eficaz.”