Dicas – Linhaça

A linhaça é uma semente do linho. É usado há mais de 5000 anos e hoje é considerado um alimento funcional devido aos seus benefícios conhecidos para a saúde. Dela se extrai um óleo de grande valor nutricional e na prevenção de doenças.

É um alimento extremamente rico em nutrientes e com propriedades fantásticas. Deve ser incluído na alimentação diária, pois é capaz de proteger contra doenças cardiovasculares, melhorar o funcionamento intestinal, entre outros benefícios.

Vamos conhecer algumas de suas propriedades?

Possui alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas entre elas, vitamina E, ômega-3 e ômega-6, isoflavona e fitoesteróide, mas é importante saber que apenas uma linha dourada possui grandes doses desses nutrientes, usando-os a mais indicados ao consumo. Por isso, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer; melhora o funcionamento intestinal, contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos e possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom

A linha dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos, já que a linha marrom é mais fácil de encontrar e mais barata. ótimas qualidades nutricionais e principalmente no seu custo benefício já que a dourada é importada e paga por isso, em aspetos nutricionais são muito parecidos.

Benefícios da Linhaça Dourada

A vitamina E presente na casca da linhaça dourada combatem o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas;
O ômega-3, ômega- 6, ômega-9 e as gorduras polinsaturadas presentes na linhaça dourada são poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL);
A semente de linhaça possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa;
A linhaça por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;

O que é melhor? Semente de linhaça x farinha de linhaça x óleo de linhaça?

A linhaça pode ser encontrada e consumida de várias maneiras, mas as mais comuns são a semente de linhaça triturada, a farinha de linhaça e o óleo de linhaça. Os três possuem os mesmos benefícios e a única diferença é a maneira de consumi-los.

A linhaça triturada é muito utilizada no preparo de bolos e biscoitos, pois seus pequenos pedaços deixam esses alimentos mais crocantes. A linhaça triturada também é ótimo acompanhamento aos cereais matinais.

A farinha de linhaça, muito utilizada por quem faz dieta para emagrecer , é a semente da linhaça moída até virar farinha e pode ser consumida misturada a bebidas como sucos e vitaminas.

O óleo de linhaça encontrado em cápsulas é uma alternativa aqueles que preferem uma solução rápida, prática e sem gosto, basta ingerir a cápsula de óleo de linhaça diariamente para obter os mesmos benefícios.

Em relação a quantidade ideal ainda não existe um consenso. Na maioria dos estudos existentes, os benefícios foram alcançados com a ingestão média de uma a duas colheres (sopa) de semente de linhaça ao dia.
Cada vez mais as pessoas buscam nos alimentos naturais inúmeros benefícios para a saúde e restauração da mesma.

Para as mulheres que desejam ficar bem distantes do câncer de mama e os homens que de igual modo querem estar bem longe do câncer de próstata, o uso diário de farinha de linhaça dourada é um grande aliado. Sem contar que para homens e mulheres que desejam perder os quilinhos extras sem correr atrás de dietas milagrosas, o uso da farinha de linhaça é ideal e auxiliará com certeza na perda de peso com saúde.

Você pode encontrar uma linha de farinha ou sementes em casas usadas em produtos naturais, ou até alguns supermercados vendidas em granel, comprar ações pequenas, necessárias para o uso da semana para não ficar muito tempo guardadas e oxidadas com facilidade.Com ou uso contínuo de farinha de linha dourada e uma alimentação equilibrada com certeza percebendo o ótimo funcionamento intestinal e as gorduras corpóreas fazendo assim com que o colesterol e o mal colesterol não os acompanham nos resultados de testes bioquímicos.