Dicas – Tentações da festa junina!

Essa festa, que acontece no inverno, é cheia de componentes que vai desde a música até um farta oferta de alimentos mais energéticos, ao lado do fogueira, ganha um aquecedor nas noites frias e mantém os participantes nutridos e aquecidos, não esquecendo o que faz de um evento de muita alegria, danças, brincadeiras, confraternizações e muitas comidas típicas à base de milho amendoim entre outros ingredientes genuinamente brasileiros e outras tentativas que só pensar em sair da linha! Ao mesmo tempo que são nutritivos e irresistíveis, representam um perigo para a silhueta devido ao alto teor calórico.

O que fazer para comer todas essas gostosuras na festa junina e não perder a cabeça de vez e colocar a perder a reeducação alimentar?

Resposta:

Satisfazer a vontade : comer, porém, na quantidade adequada! Você pode experimentar tudo, mas não exagere na quantidade. Alguns alimentos típicos desta época, apesar de possuírem alto valor calórico, nutrientes e propriedades funcionais ao nosso organismo, como por exemplo:

  • Vinho quente : O vinho é originário da fermentação da uva fresca. Esta bebida apesar de possuir teor alcoólico possui propriedades funcionais para o nosso organismo, segundo estudos. Se consumido com moderação pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada de flavonóide que tem ação antioxidante, que também combate os radicais livres e fornece o rejuvenescimento das células. Outra propriedade presente no vinho é reverastrol, que causa com que as taxas de HDL (colesterol bom) no sangue. Um copo pequeno sai aproximadamente 190 kcal, mas não consegue lembrar apenas os benefícios do coração e esquecer os malefícios para o fígado se consumido em excesso ok? Sempre procuramos o corpo como um todo e não em partes.
  • Milho: Possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, A, folato, ferro e fibras, em sua composição nutricional. Seja como pipoca, canjica, bolo, o importante é não deixar de experimentar um pouquinho deste cereal. É um alimento de fácil digestão. O milho cozido é um bom alimento, pois é rico em carotenóides, ou seja, ajuda a manter a visão saudável. Deve ser consumido com pouco sal, pois esse nutriente é contra-indicado, pela quantidade de sódio em sua composição, podendo aumentar a retenção de líquidos e a elevação da pressão arterial. Deve ser evitado o uso da margarina ou manteiga sobre ele, em função da quantidade de gordura saturada que podemos ingerir ao dia. O milho do curau, da pamonha, da canjica e do bolo é um alimento energético por conter grande quantidade de amido, rico em fibras, pobre em gorduras e fonte de vitamina A. “O milho é um excelente alimento por fornecer energia, regular o trânsito intestinal e ajudar na saúde por ser antioxidante”.
  • Batata doce: As batatas doces são ricas em antioxidantes, que atuam no corpo para evitar problemas inflamatórios como a asma, artrite, gota, e muitos mais. São saudáveis para o trato digestivo. Por ser rica em fibras digestivas, especialmente quando a casca também é consumida, ajudando a aliviar a constipação e prevenindo o câncer de cólon. Alto teor de potássio, pode ajudar a prevenir o aparecimento de ataques cardíacos e derrames. O potássio também ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no corpo, o que é importante para estabilizar a pressão arterial e regulação da função cardíaca.
  • Pinhão: Este delicioso petisco é fonte de proteína, tendo também em sua composição nutricional cálcio, magnésio e fibras e ferro. Muitas vezes saboreado ao lado da fogueira de São João.Porém, em média, a cada 8 a 10 unidades eles soman 150 calorias.
  • Cocada: É composta de coco, açúcar e água. O problema está na quantidade de açúcar presente nesse alimento que deve ser grande para que sua consistência seja atingida.
  • Cachorro quente: Para quem não dispensa um, é recomendado um pouco de cautela, pois a salsicha é, geralmente, produzida com carne crua, gordura animal, especiarias entre outros. Em sua formulação também podemos encontrar sais de nitrato e nitrito. Pesquisas demonstram que a freqüência de consumo desses sais pode ser prejudicial à saúde, sem contar quando acompanhado de molhos, purês, batata palha, aumentando assim seu valor calórico e suas gorduras.
  • Gengibre: É um ótimo alimento funcional, que pode acompanhar suas carnes, sopas, bebidas e doces. Por atuar no sistema digestivo, também é indicado para evitar enjôos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos.

O segredo para o ponteiro de balança não subir durante essas festas é o seguinte: não exagerar. Consuma sempre uma quantidade pequena. Quando chegar em uma festa junina, aproveite não só para comer, mas curta também o clima de alegria, como brincadeiras, uma confraternização com seus amigos. Reforço: não há necessidade de sair da dieta, porque vai uma festa, faz substituições, tudo é permitido na faixa correta, não precisa comer tudo em uma única noite, aproveite o mês de festa para experimentar uma coisa de cada vez.

Sair de casa com fome nem pensar, se não for normal, faça o dia para não chegar à festa e sair comendo tudo o que vê pela frente.

Comam e Bebam com moderação, divirtam-se sem se culparem no dia seguinte, sem ter peso na consciência.
Desejo um ótimo Arraiá “proceis” “Cumpadis” e “Cumadis”!